quinta-feira, 31 de maio de 2012

O professor e a educação ambiental por Cléa Hempe

A educação ambiental deve estar presente no cotidiano escolar, em todas as escolas e em todas as classes, séries e ou ano. Segundo Reigota (1994), ... é consenso entre a comunidade internacional que Educação Ambiental deve estar presente em todos os espaços que dotam os cidadãos de aprendizado – formal, não formal ou informal. Neste contexto, a escola, como responsável pela formação integral de cidadãos tem o dever social de desenvolver sistemas de conhecimentos, preceitos e valores que construam a conduta e fundamentem o comportamento próprio de proteção do meio ambiente. Na comunidade escolar a reflexão compartilhada, conjugada, traceja e esclarece o papel de cada ator social nos trabalhos com o meio ambiente. A escola é de longe, o ambiente ideal para se trabalhar conteúdos e metodologias adequadas a esses propósitos. Com obviedade, a escola e a Educação Ambiental – isoladamente, não trarão soluções para a complexidade que se revestem os problemas sócioambientais do planeta, entretanto, o convívio escolar exerce, decididamente, influência nas práticas cognitivas, bem como na formação de um novo sujeito social: redefinindo a relação das pessoas na conjuntura cultural/ambiental, se traduzindo no ponto de equilíbrio, de interligação na busca do convívio coesivo entre o homem e o meio ambiente, redimensionando o comportamento humano em relação ao planeta – nas formas local e global. A educação ambiental propõe neste século um novo conceito educacional, isto é, propõe que a escola enseje ações com relação ao meio ambiente de forma individual e de forma coletiva redimensionando a relação entre os atores sociais envolvidos na comunidade escolar (pais, docentes, discentes, secretários, etc.), enfatizando – fundamentalmente o papel do professor, que não obstante seja de coadjuvante neste inusitado conceito de escola/ensino/aprendizagem para a formação do novo ser sócioambiental para o século XXI (FREIRE, 1997).O educador democrático deve reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua submissão. O educador tem um importante papel, ensinar o que é certo. Segundo Flick (2011) na nova ordem mundial faz-se mister uma formação para os profissionais de educação cujos ensinamentos e práticas pedagógicas estejam voltados para os novos paradigmas da educação. Estes novos paradigmas exigem conhecimentos metodológicos específicos, bem como novas relações com os conteúdos holísticos. .

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