Este espaço tem a finalidade de socializar ações realizadas pela Associação de Recuperação e Preservação Ambiental - Rio Fiúza / Panambi-RS voltadas ao Rio Fiúza como carro chefe de sua organização. Também apresenta sugestões de materiais que podem ser utilizados por professores e demais interessados nos temas.
domingo, 27 de maio de 2012
Movimento Verde MO-VER por Ovidio Trentini
De longa data ouvem-se vozes que se levantam em proteção à natureza, fenômeno que se repete e intensifica em todo o mundo. No Brasil e em nossa região, não é diferente. Os pioneiros que arvoraram (literalmente, pois subiam em árvores para protegê-las do impiedoso abate) as bandeiras da proteção do meio ambiente foram incompreendidos e até maltratados quando não assassinados por nadarem contra a correnteza do hábito humano de usurpar da Mãe Terra seus bens. Julgava-se erradamente que os recursos fornecidos pela Terra eram inesgotáveis. Hoje há nações que sofrem a escassez de bens vitais, escassez essa produzida pelos desmandos de seus antepassados. E há também áreas onde o desequilíbrio natural está ameaçado por causa da exploração desmesurada que ainda pode ser vista. Nas cidades vê-se o descuido com as fontes de recursos essenciais: rios são poluídos, florestas são abatidas para dar lugar a moradias, ao ar são lançadas toneladas de gases poluentes, lixo sem adequada provisão de espaço. Hoje muitas plantações são envenenadas para produzirem mais, e o gado é fortificado com anabolizantes para ter mais peso.
Este é o lado negro do quadro atual; logicamente há paisagens mais coloridas e satisfatórias e há no ar uma fragrância de novos tempos e novos movimentos, alentados e apoiados por esta nova geração que em breve estará no comando da administração deste grande País, nosso Estado e nosso Município. Todas as forças vivas de nossa cidade estarão, a partir de agora, somando e multiplicando esforços por uma união civil em prol do bem-estar da nossa natureza: os campos, o rio, as matas, o ar puro, nossa fauna e nossa flora. É o MOVIMENTO VERDE dando seus primeiros passos em nossa localidade. A partir de agora o Meio Ambiente não dispõe de apenas uma voz em seu favor, mas de milhares de vozes, como um enorme coro jovial e alegre. Os simpatizantes que puderam ser vistos no desfile cívico do dia 20 de Setembro são nada mais do que evidência do que está por vir. Quem quiser participar desse MOVIMENTO é só aproximar-se e cerrar fileiras conosco. Venha, junte-se ao grupo e mostre que não tem medo de ser visto como ambientalista. Todo o desenvolvimento humano futuro terá que ser sustentável e apoiado pelo Meio Ambiente. Não poderá mais ser apenas econômico ou público. Portanto, MO-VA-SE!
O que é?
A exemplo do movimento tradicionalista, os adeptos de ações comunitárias em prol da defesa do meio ambiente e que se identifiquem com as mesmas podem unir-se formando uma UNIÃO informal mas forte denominada—MOVIMENTO VERDE, ou abreviadamente MO-VER. Podem participar todas as entidades que realizem alguma atividade ecológica: escolas, sociedades, escoteiros, centros comunitários, associações, comunidades religiosas e empresas. Também cidadãos que individualmente favoreçam iniciativas de proteção ambiental podem aderir e sentir-se incluídos na união. Não raro tais pessoas gostariam de externar sua posição frente a questões ambientais, mas individualmente não conseguem, ou por iniciativa ou por compromissos pessoais e profissionais. O sentimento de favorecer o MO-VER pode dar a essas pessoas uma satisfação íntima de pertencer a algo presente na sociedade que produz bons resultados na comunidade. Por outro lado desdobramentos futuros podem auxiliar na introdução da Agenda 21 em Panambi. Essa atividade mundialmente conhecida como foro de debates sobre ecologia e defesa do meio ambiente não mereceu de Panambi e seus administradores apoio necessário para seu estabelecimento e programação permanente.
Participação
A participação no Movimento, seja de entidades ou de pessoas, é totalmente voluntária e espontânea. O participante não irá auferir nada mais do que coleguismo e a grande satisfação moral de estar contribuindo para o bem geral. O Movimento não terá sede, não terá custos próprios a serem cobertos pelas entidades colaborantes. O MO-VER é, antes de tudo, um sentimento acolhido no íntimo de pessoas favoráveis ao bem-estar ambiental. O laço de união dentro do MO-VER será o amor à natureza e a iniciativa individual de agir dentro de suas possibilidades. Corações e mentes aliados para o bem comum. É uma união de corações.
Contatos
ARPA FiÚza: Fone 55 – 3375.2051 /3375. 4322 / o.e.trentini@mksnet.com.br
Polo UAB: Fone 55 – 3375.4718 polouab@panambi.rs.gov.br
Cléa Hempe: Fone 55 - 9115 7080 (Secretária da ARPA FIÚZA)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário