O Lançamento da 1ª Semana da Água aconteceu às 19h 30min, do dia 13 de março de 2012 no Auditório da SMEC.
Estiveram presentes os organizadores, apoiadores e pessoas da Comunidade em geral. Fizeram uso da palavra o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Panambi, presidente da Arpa Fiúza, presidente da Associação dos Engenheiros de Panambi, Santa Bárbara do Sul e Condor, Representante do poderes legislativo e executivo.
O Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente durante a explanação fez uma retomada sobre a criação do dia da água a nível mundial e citou a lei municipal que foi criada pelo vereador Romário Heitor Malheiros, ou seja, a lei nº 2.299 de 12/04/2004 que institui a Semana da Água no Município. Esta tem por Objetivos.
I – promover a conscientização da comunidade para a importância do gerenciamento adequado dos recursos hídricos do Município;
II – divulgar e debater as políticas e os Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos;
III – estimular a adoção de práticas e medidas de proteção, valorização e conservação dos recursos hídricos.
O Art. 3º descreve - a Semana da Água que deverá será realizada na semana do mês de Março, quando se comemora, anualmente, o Dia Mundial da Água.
Segundo Wengrat, a ONG Arpa Fiúza e o Conselho do Meio Ambiente já vem há vários anos divulgando o Dia Mundial da Água através de manifestos e ações ambientais diversas.
O Sr. Ovídio ao fazer o uso da palavra mencionou que a ONG Arpa Fiúza surgiu para proteger o rio Fiúza, e citou o Projeto de Iriapira que foi colocado em prática com a finalidade de proteger as nascentes do Arroio do Moinho, etc.
No site da Arpa Fiúza foi colocado um Link com o nome de Sala Virtual. Neste espaço está sendo disponibilizados materiais sobre temas do meio ambiente. Iniciou-se por postagens referentes à água.
O poder legislativo destacou a importância do tema Futuro da Água em Panambi que será debatido na Audiência Pública.
O prefeito relatou experiências vivenciadas em suas viagens na Alemanha, em 1992/2008 ao visitar o rio Reno. E disse que se surpreendeu na última viagem quanto à despoluição do mesmo rio que visitara. Desta vez o mesmo rio estava totalmente despoluído e que as fábricas localizadas próximas aos rios não jogavam mais resíduos dentro do mesmo, que houve uma conscientização maior por parte das industrias que estão instalados próximos aos rios na Alemanha.
A Comissão Organizadora acredita que se unirmos nossas forças, com certeza haverá maior conscientização quanto ao uso da água no cotidiano. E cada panambiense precisa fazer a sua parte quanto à proteção do nosso rio Fiúza que abastece grande parte da cidade.
Convidamos a todos para participar das atividades da 1ª Semana da Água que acontecerá de 19 a 25 de março de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário