domingo, 25 de março de 2012

6º Dia da Programação da 1ª Semana da Água - Visita ao Projeto Iriapira

No sábado, por volta das 14h realizou-se uma visita no Projeto Iriapira.Houve um ônibus a disposição da população interessada na visitação.O público que prestigiou foi o grupo de escoteiros mirins e alunos  do Instituto Farroupilha.

 O que é o projeto Iriapira?

Em resumo o Projeto consistiu em realizar o cercamento na área próxima as nascentes do Arroio Moinho (em março de 2009 foi entregue a Comunidade). Também  realizou-se o plantio de árvores nas proximidades  das margens  destas nascentes. Nas fotos podem ser visualizadas duas cores  nos palanques. Os palanques que possuem a ponta pintada em amarelo foi onde aconteceu o Reflorestamento tendo ação portanto humana (antrópica) e os palaques que possuem a ponta pintada na cor branca foi apenas cercada e será deixada por conta da própria natureza a sua recuperação em relação a flora e da fauna. 

Observação: Existe materiais disponíveis pela ONG Arpa Fiúza e o CMMA de Panambi se houver interesse da realização de trabalhos Acadêmicos.

Público presente na visita ao Projeto em Iriapira
no Sábado dia 24/03/2012.

                                             Público presente na visita ao Projeto em Iriapira
                                              Na Placa aos Fundo dados sobre o Projeto.

Público presente na visita ao Projeto em Iriapira
no Sábado dia 24/03/2012.
                                           Área onde foi cercada e está sendo recuperada pela
                                            própria natureza.
Área onde foi cercada e teve ação antrópica,
ou seja, interferência Humana.

5º Dia da Programação da 1ª Semana da Água - Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores

Na sexta feira dia  23 de março teve Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores, houve participação de alunos das Escolas: Poncho Verde e do Instituto Farroupilha. Segue fotos que registram o Evento que ocorreu.
Profª Solange Molz  responsável pelo Protocolo

Público Presente na Audiência Pública

Destaque aos Painelistas e Debatedores da noite

Eduardo - CMMA - Abordou sobre  as Amostras de águas coletadas.


Engenheiro Alexandre Zillmer falou em nome da Associação dos
Engenheiros de Panambi, Santa Bárbara do Sul e Condor.

Presidente do Sindicato Sr. Telmo Freitas


Presidente da Bacia do Rio  Ijuí

Autoridades presentes  na Audiência


Representante da Corsan



4ª Dia de Programação da 1ª Semana da Água

Dia 22 de março de 2012, Quinta Feira  foi o 4º dia de programação das atividades referente a 1ª Semana da Água de Panambi. Queremos lembrar que a ONU  há 20 anos promulgou  a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Na declaração foi/ é apresentada uma série de sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão.  Não é só neste dia que devemos  comemorar o dia da água e sim devemos comemorar  todos os dias do ano. Precisamos tomar atitudes no dia-a-dia que colabore com a preservação e economia deste bem natural. Evitar jogar lixo nos rios,  economizar a água nas atividades.
Para alerta da população foi organizada a seguinte programação:
Na Quinta Feira a noite houve duas palestras com temas distintos. Uma delas abordou sobre “Água e Segurança Alimentar”, foi palestrante a Dra.  Francesca Werner Ferreira da UNIJUI. Esta desenvolve um trabalho na ONG AIPAN, no município de Ijuí e também representa a UNIJUI, no Comitê da Bacia do Rio Ijuí.

Palestrantes: Técnico em Agropecuária Sr. Silmar Dionei Coppetti e
a Drª Francesca Werner Ferreira

A outra  palestra,  o tema foi “Piscicultura”. Durante a fala abordou-se sobre: Qualidade da Água, Espécies utilizadas, Povoamento, Sistemas de cultivo, Espécies, construções e Instalações, manejo, entre outros. O palestrante foi o técnico agropecuário Silmar Dionei Coppetti. Trabalha em Ajuricaba, na Empresa Piscicultura Andreghetto. Tivemos a participação das turmas do noturno da Escola José de Anchieta e alunos do Instituto Farroupilha em torno de  90 alunos e mais pessoas da Comunidade interessadas na temática.

3ª Dia de Programação da 1ª Semana da Água

Participaram das atividades referentes à Semana da Água na Quarta feira , dia 22 de março de 2012 em torno de 160 pessoas. Na parte da tarde houve reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente e após dirigiram-se a  Usina de Resíduos Sólidos de Rincão Frente. Na oportunidade os alunos do Instituto Farroupilha (70) juntamente com um grupo de professores visitaram as dependências da Usina e tiveram a oportunidade de conversar e conhecer pessoalmente todos os funcionários da prefeitura que realizam os serviços na Usina e os encarregados e ou responsáveis de forma indireta. Em função da abençoada chuva, esta tão esperada não foi possível  visitar todos os espaços externos existente na Usina.

Usina de Residuos Sólidos em Rincão Frente

Na Quarta Feira, dia 22 de março de 2012 a noite, houve palestra no SESI com  Sidnei G. Agra. Houve participação de alunos e professores da Escola Estadual Poncho Verde e pessoas interessadas da Comunidade em Geral. A temática foi sobre a Bacia do Rio Ijuí.
Solange Molz, Paulo Wengrat e Sidnei Gusmão Agra


2º Dia de Programação da 1ª Semana da Água - Mini Curso: Práticas de Manejo do Solo

Na terça feira foi oferecido a Comunidade Panambiense atividades práticas de Manejo de Solo, o qual foi responsável a EMATER.

Apresentação do Manifesto da 1ª Semana da Água

Água! Água! Água! Por todos os lados ouvem-se vozes de clamor por água pura de consumo humano.
Na África do Sul, durante reunião para debate sobre aquecimento global, em 2011, manifestante clamavam para que fosse incluído um capítulo sobre qualidade e quantidade de água para população. Lá, o acesso à água é limitado e em 50 anos estará inexistente para vários milhões de pessoas.
Em Israel estão em andamento pesquisas sérias sobre purificação da água e redução drástica no desperdício da rede de distribuição, além de reduzir a poluição dos recursos hídricos mediante reciclagem do lodo residual do tratamento do esgoto cloacal. Para aumentar a eficiência da irrigação de lavouras, estão empregando irrigação em profundidade por gotejamento.
Em Erechim a ONG. Eloverde fez a revitalização dos arroios que cruzam a cidade, um dos quais faz parte da bacia de alimentação do abastecimento à população. Agora está empenhada na re-educação da comunidade para que os rios sejam protegidos pela população.
E o que vemos em Panambi? O Rio Fiúza voltou a ser atingido com óleos minerais despejados impiedosamente. Urge que a administração municipal se prepare estruturalmente, referimo-nos a criação da SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, para poder fiscalizar e conduzir os assuntos referentes ao meio ambiente e aos recursos hídricos com total consciência e capacidade.
O Conselho Municipal do Meio Ambiente, juntamente com as entidades envolvidas de algum modo com temas ambientais (por exemplo, Associação de Recuperação e Preservação Ambiental – ARPA FIÚZA, que nasceu com o intuito proteger o Rio Fiúza), acompanha com pesar o descaso com a proteção ambiental, em especial dos mananciais.
Até quando esperaremos providências reais? Quando as fontes secarem?

Leitura da Declaração Universal dos Direitos da Água








Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do Planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

1º Dia de Programação da 1ª Semana da Água - Abertura da Semana da Água

No dia 19 de março de 2012, aconteceu a abertura da 1ª Semana da Água de Panambi na Câmara Municipal de Vereadores.  Fizeram uso da palavra alguns dos organizadores que se fizeram presente e todos os vereadores. Foi repassado a Comunidade Panambiense ao vivo,  através  da Emissora Rádio Sorriso FM.Segue fotos que registraram este momento.

Secretária da ONG Arpa Fiúza, Profª Cléa Hempe fazendo
 a leitura da Declaração Universal dos Direitos da Água.

Presidente do Sindicato Rural Sr. Telmo Freitas

Vice-Presidente da Bacia do Rio Ijuí Sr. Daniel Strobel

Prefeito Municipal Sr. Miguel Schmitz Prym

Vereador "Chico".

Vereador Romário , autor da Lei que institui a Semana da Água em Panambi.

terça-feira, 13 de março de 2012

Lei Municipal 2299/2004

Fotos do Momento do Lançamento da 1ª Semana da Água

Lançamento da 1ª Semana da Água

O Lançamento da 1ª Semana  da Água aconteceu às 19h 30min, do dia 13 de março de 2012 no Auditório da SMEC.
Estiveram presentes os organizadores, apoiadores e pessoas da Comunidade em geral. Fizeram uso da palavra o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Panambi, presidente da Arpa Fiúza, presidente da Associação dos Engenheiros de Panambi, Santa Bárbara do Sul e Condor, Representante do poderes legislativo e executivo.
            O Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente durante a  explanação fez uma retomada sobre a criação do dia  da água a nível mundial  e citou a lei municipal que foi criada pelo vereador Romário Heitor Malheiros, ou seja,  a lei nº 2.299 de 12/04/2004 que institui a Semana da Água no Município. Esta tem por Objetivos.
I – promover a conscientização da comunidade para a importância do gerenciamento adequado dos recursos hídricos do Município;
II – divulgar e debater as políticas e os Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos;
III – estimular a adoção de práticas e medidas de proteção, valorização e conservação dos recursos hídricos.
O Art. 3º descreve  - a  Semana da Água que deverá  será realizada na semana do mês de Março, quando se comemora, anualmente, o Dia Mundial da Água.
Segundo Wengrat, a ONG Arpa Fiúza e o Conselho do Meio Ambiente já vem há vários anos divulgando o Dia Mundial da Água através de manifestos e ações ambientais diversas.
O Sr. Ovídio ao fazer o uso da palavra mencionou que  a ONG Arpa Fiúza  surgiu para proteger o rio Fiúza, e citou  o Projeto de Iriapira que foi colocado em prática com a finalidade de proteger as nascentes do Arroio do Moinho, etc.
No site da Arpa Fiúza foi colocado um Link com o nome de Sala Virtual. Neste espaço está sendo disponibilizados materiais sobre temas  do meio ambiente. Iniciou-se por postagens referentes à água.
O poder legislativo destacou a importância do tema Futuro da Água em Panambi que será debatido na  Audiência Pública.
O prefeito relatou experiências vivenciadas em suas viagens na Alemanha, em 1992/2008 ao visitar o  rio Reno. E disse   que se surpreendeu na última  viagem quanto  à despoluição do mesmo rio que visitara. Desta vez o mesmo rio estava totalmente despoluído e que as fábricas localizadas próximas aos rios não jogavam mais resíduos dentro do mesmo, que houve uma conscientização maior por parte das industrias que estão instalados próximos aos rios na Alemanha.
A Comissão Organizadora acredita que se unirmos nossas forças, com certeza haverá maior conscientização quanto ao uso da água no cotidiano. E cada panambiense precisa fazer a sua parte quanto à proteção do nosso rio Fiúza que abastece  grande parte da cidade.
Convidamos a todos para participar das atividades da 1ª  Semana da Água que acontecerá de 19 a 25 de março de 2012.

Água: um bem universal de todos nós!

Programação da "1ª Semana da Água".


Lançamento: "1ª Semana da Água".

terça-feira, 6 de março de 2012

Sumário do Livro: água para a vida / água para todos. Autor: André de Ridder Vieira

Distribuição da água na terra
Distribuição da água doce no mundo
De onde vem e para onde vai a água que usamos
Tabela sobre usos e abusos da água
Principais conflitos
Capítulo 2 - Fontes d’água
Cuidando dos mananciais
Mananciais importantes para o abastecimento em capitais brasileiras
A importância de proteger as áreas úmidas
Capítulo 3 - O sorriso de um rio
O respeito pela vocação de um rio
Caso Tietê
Caso São Francisco
Capítulo 4 - De bem com a vida
Quando a saúde fica doente
Doenças transmitidas pela água,
Quando o meio ambiente fica doente
Fazendo a nossa parte
Abastecimento de água, esgoto, lixo e energia nas escolas brasileiras,
A água que salva (soro caseiro)
Capítulo 5 - A última gota
Disponibilidade de água no mundo x concentração populacional
Um país de contrastes
O grande jogo da vida
A livre negociação da água
Capítulo 6 - No fundo do poço
Desmatamento
Agricultura mal planejada
Construção de reservatórios e barragens
Mineração
Capítulo 7 - Águas sem fronteiras: a gestão depende de cada um
O que é e como se forma uma bacia hidrográfica
Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos
Os Comitês de Bacias Hidrográficas e suas competências
Como participar de um comitê
Por dentro das leis das águas
Outorga: o direito de uso da água
Cobrança: cobrar hoje e poupar para o futuro
Fundamentos da política de gestão de recursos hídricos
O papel de cada um
Capítulo 8 - Janelas do futuro
ETA
ETE
Sanitário seco
Gestão integrada do lixo
Reuso e reciclagem das águas
Captação de água da chuva
Dessanilização da água
Biorremediação
Fundindo água e floresta
Eficiência energética
Sistema de irrigação
Planos de manejo sustentável
Capítulo 9 - Ciranda d’água
Músicas, orações e poemas com a água
Capítulo 10 - Unindo os pingos d’água
A mobilização nas escolas e na comunidade

Capítulo 1 - Espelho d’água

Cadernos de Educação Ambiental: água

Este material contém  dois volumes. O primeiro  volume da publicação, o Livro das Águas, traz um conjunto de textos sobre a situação das águas no pais e visa estimular a pesquisa, a vontade de conhecer e de participar no seu cuidado e gestão.

O segundo,apresenta um Guia de Atividades e traz sugestão de uma série de ações e práticas para sensibilizar, estimular a construção de conhecimentos, despertar a criatividade ao lidar com questões ambientais e chamar pessoas e grupos à ação pelo meio ambiente.
Sugere-se  que o Guia de Atividades  e  o Livro da Águas andem de braços dados, pois a interação entre ambos certamente enriquece e amplia as possibilidades de uso do material.
Acesse o link do material mencionado clicando em:
http://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/index.cfm?uNewsID=2986

segunda-feira, 5 de março de 2012

Tudo na vida tem um começo!

Este espaço foi criado para  disponibilizar textos, vídeos e atividades  relacionadas ao nosso meio ambiente, pois os problemas ambientais vão desde a escala local a global.Em Panambi/RS acontecerá de 19 a 25 de Março de 2012 a "1ª Semana da  Água". A iniciativa já existe desde 2004, quando foi aprovada na Câmara Municipal de Vereadores um Projeto de Lei  nº 2.299 de 12 de abril de 2004.Segundo o presidente do CMMAP somente neste ano de 2012, surgiram entidades interessadas em reunir-se para discutir a problemática da água no municipio de Panambi.